Quem sou eu

Minha foto
Consultor Educacional Prof Mestre J.Henrique Mestre em Letras -Universidade de Brasília-DF Tradutor e Intérprete-ETMIG Consultas Técnicas, TCC, Tese, Dissertação: Assessoria

Bem-vindo ao Blog Linguarama!

Bem-vindo ao Blog Linguarama!
Aqui você terá ajuda em vários aspectos linguísticos: desde tira-dúvidas de português, inglês e algumas questões de metodologia.
Consultas Técnicas, TCC, Tese, Dissertação, Assessoria:
Contate-nos:

Fale conosco

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Hermenêutica Concriativa

Ronaldes de Melo e Souza distingue muito bem uma hermenêutica ontológica de uma hermenêutica metodológica ao comentar a hermenêutica filosófica de Gadamer através de algumas oposições esclarecedoras: 1) Verdade x método, 2) Ontologia x metodologia, 3) Hermenêutica x epistemologia. Ele faz aparecer a hermenêutica ontológica na medida em que a vai contrapondo à epistemologia. Outra faceta que vai aparecer é a ligação da hermenêutica ontológica com a ética. Essa dimensão é sutil porque a ética não é algo ao lado da hermenêutica ontológica, mas seu traço mais fundamental. Isso se pode compreender na afirmação de Souza: "compreender é compreender-se" (1). A hermenêutica epistemológica se decide no ato de interpretar. Essa pode se abrir para a ontologia da compreensão ou pode simplesmente ficar numa epistemologia da interpretação. A hermenêutica ontológica só acontece no dialogar, pois todo dialogar ontológico é dialogar-se, isto é, dar-se à escuta do lógos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário