Quem sou eu

Minha foto
Consultor Educacional Prof Mestre J.Henrique Mestre em Letras -Universidade de Brasília-DF Tradutor e Intérprete-ETMIG Consultas Técnicas, TCC, Tese, Dissertação: Assessoria

Bem-vindo ao Blog Linguarama!

Bem-vindo ao Blog Linguarama!
Aqui você terá ajuda em vários aspectos linguísticos: desde tira-dúvidas de português, inglês e algumas questões de metodologia.
Consultas Técnicas, TCC, Tese, Dissertação, Assessoria:
Contate-nos:

Fale conosco

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Como pronunciar as palavras em Ingles

As dicas deste post serão úteis para você encontrar a solução definitiva na hora de procurar uma obra de referência e não mais se confundir com a pronúncia das palavras em inglês.

ONELOOK

Digite a palavra que você desconhece a pronúncia em www.onelook.com e deixe a melhor ferramenta de pesquisa de dicionários online trabalhar por você. O OneLook vasculha mais de mil obras de referência e monta uma lista com os resultados mais relevantes. Depois basta clicar no link da obra de sua preferência. Os principais dicionários genéricos são os seguintes: American Heritage Dictionary, Collins, Merriam-Webster’s, Macmillan, Cambridge Advanced Learner’s, Oxford, entre muitos outros. Em seguida, clique no ícone do fone de ouvido e ouça a gravação para saber como se pronuncia a palavra pesquisada.
A dica completa sobre o OneLook foi publicada em “OneLook: O Google dos dicionários“. Agora não há motivo para você ficar em dúvida quanto à pronúncia das palavras da língua inglesa.

QUAL É O MELHOR DICIONÁRIO ONLINE?

woman speakingÉ evidente que você pode também fazer a consulta diretamente no dicionário de sua preferência. Quase todo dicionário online oferece link para um arquivo de áudio com a pronúncia do verbete. Alguns deles trazem a pronúncia americana e a britânica do mesmo termo.
Afinal, qual é o melhor dicionário online? O tema é polêmico e pode gerar um debate interminável. A resposta, como de hábito, não é a mesma para todas as ocasiões. Não se esqueça, no entanto, de que não existe dicionário ideal para todos os tipos de consulta. Na busca de um termo mais específico, digamos, de economia ou de medicina, é importante consultar mais de uma obra de referência para que a dúvida seja bem esclarecida. O texto “Qual é o melhor dicionário de inglês?” oferece mais subsídios para você chegar às suas próprias conclusões sobre a questão.

E O IPA?

Não é raro eu receber pedidos para que eu eu use o alfabeto fonético internacional, o conhecido IPA – International Phonetic Alphabet, nas explicações sobre pronúncia. Melhor dizendo, o IPA é conhecido por quem dá aulas de inglês, estudou Letras ou alguma disciplina afim. Prefiro não utilizar essa convenção porque, para a maioria dos mortais, o IPA é uma sopa de letrinhas indecifrável.
É evidente que, para aqueles que desejam se aprofundar nos estudos sobre fonética, o IPA é a ferramenta mais indicada. Para uma simples consulta para esclarecer uma dúvida de pronúncia, ouvir o áudio é ainda a solução mais simples e rápida. Por essa razão, venho colocando links para dicionários online no intuito de facilitar a vida dos leitores do Tecla SAP.

PRONÚNCIA BRITÂNICA OU AMERICANA?

The Free Dictionary é um dos dicionários online que disponibiliza arquivos de áudio com a pronúncia do inglês britânico e também do inglês americano. As diferenças de pronúncia entre essas duas variantes da língua inglesa não são tão grandes a ponto de prejudicar a comunicação, mas há certos casos que merecem atenção. Se você tiver interesse nesse assunto, não deixe de clicar na tag Inglês Britânico X Inglês Americano. Você vai conferir as principais diferenças de vocabulário entre o inglês falado nos Estados Unidos (AmE = American English) e o inglês britânico (BrE =British English). Não se esqueça de que há outras variantes, como o inglês australiano.

AS PEGADINHAS DE PRONÚNCIA

Há vários anos o Tecla SAP vem reunindo dicas (são quase 4 mil posts no início de 2014!) para que você não caia nas principais armadilhas da língua inglesa. São dicas sobre falsos cognatos, gramática, ortografia, expressões idiomáticas e, é lógico, pronúncia. Segue uma lista bem resumida de algumas dessas pegadinhas de pronúncia. Nem sempre o resultado é catastrófico como na história descrita em “Pagando mico em inglês: BAUXITE“, mas é sempre bom estar de olhos e ouvidos bem abertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário